Pirate Space
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioÚltimas imagensRegistarEntrar
VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL VELOTROL

 

 Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas Empty
MensagemAssunto: Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas   Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas Icon_minitimeQua Mar 11, 2009 4:53 pm

Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas Grafico2


Mesmo tendo um patrocínio de camisa da LG estimado em R$ 16 milhões pela temporada de 2009, o São Paulo não fecha suas contas no azul e, por isso, mergulha na criação de mecanismos para tirar receitas a partir da otimização de espaços no Morumbi. Com uma arrecadação de cerca de 20% em relação à são-paulina com o mesmo recurso, Internacional e Grêmio vêm esbanjando empenho e criatividade na busca por novas fontes de renda e, assim, têm conseguido solidez financeira.

"Apenas" R$ 3 milhões por temporada desembarcam nas contas do Internacional por meio de patrocínio de camisa, mas mesmo assim tem sido possível manter o clube funcionando em alto nível. Em razão de outras fontes de receita que equilibram a conta, o clube teve a folha salarial mais alta do último Campeonato Brasileiro, com R$ 3,2 milhões mensais.

"A explicação de nosso sucesso é que conseguimos mobilizar a paixão dos torcedores e transformamos isso em recursos. Corinthians e Flamengo têm dezenas de milhões de fãs, mas não refletem isso na arrecadação que têm", afirma Fernando Carvalho, atual vice de futebol e ex-presidente do Inter, que possui mais de 80 mil associados, que trazem um faturamento de mais R$ 3 milhões mensais caindo na conta bancária do clube.

Com um projeto que vem na esteira do sucesso do Inter, o Grêmio se valeu do combustível da rivalidade que divide o Rio Grande do Sul para incrementar cada vez mais números ao orçamento. Ganha, com seus 50 mil sócios, R$ 2,2 milhões mensais. Além disso, tem projetado uma média de público acima do comum. No último Brasileiro, os gremistas, com 31.725 pagantes por jogo, só foram superados pelo Flamengo.

"Hoje, a torcida do Grêmio é uma das mais fiéis e o que nós fizemos foi fidelizar isso. E ela paga em dia", explica César Pacheco, vice de marketing gremista, que equilibra as receitas do clube com base nesse conceito.

"Nosso contrato de patrocínio de camisa é defasado, dá pouco mais de R$ 3 milhões por ano. Mas temos 32 lojas licenciadas e, só pelo licenciamento delas, ganhamos quase R$ 100 mil mensais. Além disso, temos mais de mil produtos licenciados e, por ano, isso nos dá R$ 12 milhões. Temos pesquisas que indicam que o torcedor compra na Grêmio Mania por achar que está nos ajudando", diz Pacheco.

Transformar o torcedor de arquibancada em um sócio presente e que mantém o clube, no entanto, é que é o grande conceito diferente da dupla Gre-Nal para o cenário brasileiro. A partir dessa mudança, não são exclusivamente os valores dos programas de sócio-torcedor que incrementam as fontes de receitas. Em primeiro lugar, o sócio se sente, de fato, parte do clube. Ao contrário, por exemplo, de São Paulo, Corinthians e Fluminense, os sócio-torcedores de Grêmio e Internacional participam das eleições para presidente.

Com a presença ativa da comunidade de torcedores e uma equipe de trabalho funcional, é possível montar bancos de dados detalhados sobre os sócios e, a partir disso, direcionar estratégias que engordam os cofres. "Isso nos dá um poder de negociação enorme com patrocinadores", explica Jorge Avancini, vice de marketing do Internacional. Fernando Carvalho completa. "Hoje, as receitas de marketing e licenciamento de produtos estão entre as principais do clube".

Os reflexos aparecem

O trabalho que é bem feito fora de campo também traz efeitos nos desempenhos esportivos dos dois clubes. No período dos últimos quatro anos, o Grêmio jogou duas edições da Copa Libertadores e o Inter também - cada um chegou a uma decisão. O clube colorado, aliás, ganhou a competição e ainda o Mundial de Clubes e a Copa Sul-Americana. Também desde 2006, os quatro clubes do Rio de Janeiro, por exemplo, só foram três vezes representados na principal competição do continente: duas com o Flamengo e uma com o Fluminense.

Isso naturalmente atrai os interesses pelos bons jogadores projetados pelos dois clubes. Neste ano, por exemplo, Grêmio e Inter foram dois dos poucos a conseguir negociar jogadores: Rafael Carioca, ex-gremista, e Alex, ex-colorado, foram vendidos para o Spartak de Moscou, ajudando no equilíbrio das finanças.

"Vender jogador é uma estratégia correta. O Inter faz isso de forma planejada e normalmente já tem a reposição. É uma receita ordinária para nós e que permite crescimento. Até porque temos uma categoria de base forte e que precisa de espaço. As vendas dão espaço para outros", lembra Fernando Carvalho. Para Alex, por exemplo, a reposição planejada era Taison, artilheiro e destaque do clube no início de temporada. Ano passado, Fernandão se foi e chegou D'Alessandro.

O sucesso do modelo adotado pelos dois clubes grandes gaúchos já atrai a atenção de outros gigantes do futebol brasileiro. Um dos diretores responsáveis pelo processo que levou o Grêmio da segunda divisão para a final da Libertadores, Rodrigo Caetano foi contratado pelo Vasco no início de 2009 com o objetivo de reorganizar todo o clube e levar para São Januário o conceito que deu certo no Olímpico.

"O Vasco precisa urgentemente aumentar o número de associados para ter uma receita a partir disso. Grêmio e Inter levam vantagens por terem ela garantida. Isso é fundamental e quase que necessário para o andamento dos clubes", avalia Caetano, que trabalhou com planejamento do futebol gremista e sabe da importância de uma renda fixa e 100% garantida dentro do balanço financeiro.

Outro a se espelhar no conceito de Grêmio e Inter é o Atlético Paranaense. Dono do atual terceiro maior quadro de sócio-torcedores entre os clubes do País, já ultrapassou a casa dos 20 mil adeptos. "Provavelmente, as receitas de 2008 com os sócios vão passar de R$ 10 milhões e superarão patrocínio e publicidade. Além disso, elas impulsionam a bilheteria nos jogos, já que as perspectivas são de 70% dos torcedores irem ao estádio", estima Amir Sommogi, da Casual Auditores. Sinal que há, em Porto Alegre, um modelo a se seguir.

http://esportes.terra.com.br/interna...+receitas.html
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas Empty
MensagemAssunto: Re: Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas   Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas Icon_minitimeQua Mar 11, 2009 5:45 pm

o são paulo já é pioneiro nisso, tem socio torcedor faz tempo

e tem habib's no estadio que tem 15% de arrecadação pro morumbi

;D
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas Empty
MensagemAssunto: Re: Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas   Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas Icon_minitimeQua Mar 11, 2009 6:00 pm

Porra, é uma idéia foda. Complicado é o sistema de benefícios.
O Corinthians tem isso?
Ir para o topo Ir para baixo
Tyrael
Conte-me Menos
Conte-me Menos
Tyrael


Mensagens : 5930
Cadastro : 10/03/2009

Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas Empty
MensagemAssunto: Re: Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas   Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas Icon_minitimeQua Mar 11, 2009 6:29 pm

Legal cara parabens ai
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.killerjo.net
Suicidal Pope
Max Damage
Suicidal Pope


Mensagens : 2088
Cadastro : 10/03/2009

Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas Empty
MensagemAssunto: Re: Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas   Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas Icon_minitimeDom Ago 01, 2010 2:34 am

e ai, deu resultado?
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.goatsemarathon.com/
Convidad
Convidado




Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas Empty
MensagemAssunto: Re: Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas   Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas Icon_minitimeDom Ago 01, 2010 2:41 am

Suicidal Pope escreveu:
e ai, deu resultado?

Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
Tyrael
Conte-me Menos
Conte-me Menos
Tyrael


Mensagens : 5930
Cadastro : 10/03/2009

Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas Empty
MensagemAssunto: Re: Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas   Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas Icon_minitimeDom Ago 01, 2010 11:58 pm

Deveras interessante isso , deveria ter mais informações sobre o assunto.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.killerjo.net
Conteúdo patrocinado





Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas Empty
MensagemAssunto: Re: Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas   Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Grêmio e Inter dão exemplo na busca por novas receitas
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Inter aplica sobre o Brasil de Pelotas a maior goleada do Estadual

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Pirate Space :: Offtopic :: Esportes-
Ir para: